domingo, 29 de novembro de 2020

Imprevisto

 


É curioso, mas do mundial de 86 eu não guardo memórias do pênalti perdido pelo Galo. Talvez minha cabeça rubro-negra sequer cogite a hipótese de registar que nosso maior jogador um dia possa ter falhado tão miseravelmente. Desta copa guardo duas lembranças. A primeira é da fúria que senti quando perdi num jogo de bafo a figurinha do Careca. A segunda vem da perplexidade dos adultos na sala ante o jogo Argentina e Inglaterra e da voz resoluta de meu tio Pedro:

- Não tem como ganhar desse cara.

Esse cara era Diego Armando Maradona. Neste momento voltei minha atenção para o jogo e nunca mais tirei. Pois menos de quatro minutos depois vi Maradona driblar um time inteiro e marcar o segundo gol. Desse dia em diante o colecionador de figurinhas tornou-se torcedor de futebol. O jogo seguinte, Argentina e Bélgica, transformou o torcedor de futebol em amante da técnica, do drible e da imprevisibilidade que só este jogo é capaz de produzir. O futebol nasceu em minha vida pelos pés de Maradona.

Quatro anos depois eu era o menino mais empolgado no mundo assistindo o Brasil e Argentina da copa da Itália. O gol do Caniggia decretou um silêncio sepulcral na sala quebrado somente pela minha declaração:

- Calma gente.  Não tem como ganhar desse cara.

Ao que papai respondeu.

- Era o que me faltava, um filho argentino.

Papai não sabia que naquele momento eu não estava sendo argentino, eu estava sendo Maradona e fazendo aquilo que de mim não se esperava.

O que Dieguito fazia com pé esquerdo não se esperava que ninguém pudesse fazer, nem com o direito, nem com ambos. Quando se esperava respeito aos ingleses, ele lhes afanava a carteira e vencia. Quando nada esperava-se dos italianos do Sul, ele os fazia triunfar sob os narizes de Milão. Quando em 94 diante da vergonha, esperava-se silêncio e resignação, ele denunciava a ganância da FIFA, que impunha partidas ao sol do meio dia para garantir o horário nobre da TV europeia. Quando dele esperava-se um comportamento de ídolo, Maradona se entregava ao mais mundano dos vícios.

Vá com Deus Dom Diego. E obrigado por me ensinar, que nesse mundo frígido da austeridade e da tecnocracia, o sonho e a fantasia são as armas mais eficazes. 



 Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

9 comentários:

  1. Caramba cara!!
    Curta como um drible de gênios, densa, completa, inteligente, emocionante. Exatamente como deve ficar o coração de quem lê suas estórias.

    ResponderExcluir
  2. Vai deixar saudades! Um gênio do futebol!

    ResponderExcluir

  3. SuperFC
    Times
    Times
    Tabelas
    Tabelas
    Mais
    Mais
    Analistas
    Analistas

    Buscar
    SuperFC > Copa 2018 > Crônicas da Copa
    Crônicas da Copa
    Para ler e ouvir: Siempre Maradona
    Vinte e dois de junho de 1986. Tarde ensolarada na Cidade do México. Argentina e Inglaterra duelam pelas quartas de final da Copa. O Estádio Azteca, 20 anos depois de sua inauguração, vê o maior gol de todos os tempos
    Para ler e ouvir: Siempre Maradona
    Antes do antológico gol, Maradona pediu a mão de Deus emprestada para fazer 1 a 0 para a Argentina
    Bruno Mateus | @SuperFC
    12/06/18 - 08h04

    Para você ler, ouvir e se inspirar

    Playlist Maradoniana:






    Depois de pedir emprestada a mão de Deus e fazer 1 a 0 no início do segundo tempo, Diego Armando Maradona, no campo de defesa, recebe a bola na fogueira e, astuto, se livra de dois ingleses ao mesmo tempo. O camisa 10, então, rompe a linha de cal que divide o campo, estufa o peito e sai em disparada. No lado direito do ataque argentino, Maradona avança impunemente e, com uma finta tão curta quanto obscena, entorta e quebra a costela de mais um adversário.

    Impossível ser parado pelos brucutus ingleses, Diego carrega sobre seus ombros as glórias e as desgraças de um país inteiro, de uma Argentina que se reconstruía e se reerguia após uma sangrenta ditadura. As lembranças da Guerra das Malvinas, travada quatro anos antes entre os dois países, permeiam a história do jogo. Maradona, com um drible fatal, deixa Margaret Thatcher e Rafael Videla sentados no gramado do Estádio Azteca.

    ResponderExcluir
  4. Caro Elessandre
    Você me transportou momentaneamente às saudosas Copas do Mundo e de nossas seleções de 82 (minha preferida) e de 86.
    Eu tenho na memória o mesmo sentimento do seu tio, que definiu perfeitamente o gênio irrefreável do Dom Diego, fiquei absolutamente impactado, embasbacado e sem outra reação que não fosse a mais profunda admiração.
    Belíssima crônica, curta e infalível, como um drible do Madadona!

    ResponderExcluir
  5. Mais um texto foda demais meu amigo.cada dia mais inspirado e dessa vez com dose certa de acidez. Perfeito

    ResponderExcluir
  6. E era isso mesmo, um duelo entre amar a técnica ou a camisa, submeter ou subverter, conformar ou enfrentar. Admirar pelas virtudes e entender humano pelas limitações. Sensacional!!

    ResponderExcluir
  7. ..mas eu não esqueço o pênalti do galo tá

    ResponderExcluir
  8. Não é um tema que me envolve emocionalmente, não era meu ídolo, pelo contrário, não sou da geração q transitava nesse universo futebolar,mas li e como não poderia deixar ser você me conectou a ele. Tái o poder de um bom texto: gerar conexão!

    ResponderExcluir

Meu primo Célio

E tem esse meu primo Célio, que na intimidade a gente chama de Celinho, de alguma forma ele sempre foi vanguarda. No início da d...