quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Empadão Goiano


 
Típica noite do cerrado. Fria, seca, estrelada. Lá vou eu para a dita “feira gastronômica”. Na era pré-Lapa, quando eu era menino na baixada, chamávamos de quermesse. Pelo visto gourmetizaram.
 Uma das barraquinhas anunciava o empadão goiano, me aproximei.
- Boa noite!
- ...
- BOA NOITE, senhora.
- Oi
- Posso dar uma olhadinha no empadão goiano.
- Ali.
Apontou fazendo gesto com o queixo.
- Tem de que?
- ....
- SENHORA...
- Hum.
- Qual sabor que tem?
- Tá na placa.
- E de que se trata?
- Heim?
- Empadão goiano, senhora. Eu não sou daqui, não conheço o prato. A senhora pode por gentileza me explicar o que é.
- Empadão.
- Eu sei, mas... Qual a diferença entre o empadão goiano e o empadão convencional.
- Não sei.
- Não tem diferença.
- Empadão normal moço.
- Tá, mas então porque chama “empadão goiano”?
- Por que é feito aqui em Goiás.
- Oi?
- Eu acho moço...
- Acha o que, senhora?
- Olha tem de frango com pequi, lombo com batata e costelinha com palmito. Vai querer de que?
- Qual que tem mais saída?
- Não sei.
- Ai caralho...
- O que, moço?
- Me dá um desse de pequi.
Separei o dinheiro.
- Não tem trocado moço?
- Não. Só tenho essa nota de vinte.
- Tenho troco não.
- Aceita cartão?
- Não.
- E agora?
- Não sei.
- Me dá o troco de cerveja senhora, pelo amor de Deus.
- Vou ficar te devendo um real.
- Tá ótimo. Guarda para investir na sua qualificação.
- O que, moço?
- ...
- A cerveja, o senhor mesmo pega.
- Obrigado.
- Imagina...
O empadão goiano é bem diferente do convencional. Esse que a gente come por aí Brasil adentro. A massa não é aquela tradicional “massa podre” - que de podre só tem o nome, visto que é uma delícia. A massa do empadão goiano é fininha, muito saborosa e amanteigada no ponto certo. Lembra as tortas salgadas francesas. O recheio é generosíssimo, suculento, perfeitamente temperado. O tal do pequi é um caju verde com cheiro de maracujá e textura de abacate. Prefiro sem ele. Mas o prato é uma iguaria. Recomendo.
 
 

3 comentários:

  1. Goiás... Lugar inesquecível. Precisa urgentemente de qualificação para atender aos turistas.

    ResponderExcluir

Meu primo Célio

E tem esse meu primo Célio, que na intimidade a gente chama de Celinho, de alguma forma ele sempre foi vanguarda. No início da d...