domingo, 15 de agosto de 2021

Mineiro falando mal de queijo

Dois dos cinco leitores desta coluna queixaram-se comigo da baixa produção no mês que se passou. Escrevi pouco mesmo. Ocorre que passei uns dias exilado em Minas Gerais. Ultimamente, sempre que possível, tenho fugido pra roça. Ando preferindo canário e bem-te-vi a essa gente que não respeita o distanciamento na fila do açougue do Mundial. Diga-se de passagem, entrar na fila do açougue tem se tornado um privilégio.

Em Minas sinto um acolhimento ímpar, comparável talvez ao que sinto na Bahia. Saudades da Bahia.... Esse meu bem-estar mineiro é compreensível: papai veio de lá. Então estar em Minas é estar na casa de meus avós. Sinto um pertencimento incomum em cada ladeira, em cada rua coberta de pedras, em cada sombra de montanha das Gerais. A minha ligação com a Bahia segue um mistério, talvez coisa de uma ancestralidade ainda mais antiga, vai saber.

Quando peguei a Estrada Real, em retorno ao Rio, passei num queijeiro conhecido e comprei algumas peças. Voltar de Minas é assim, a bagagem é sempre maior na volta que na ida. Um docinho de leite aqui, uma pinga acolá, uma linguiça e tal. Quando você vê tem que comprar malas extras. Leva-se sempre um pedaço de Minas no retorno, mais parecido com casa de vó impossível.

 Pois bem, deixei um dos queijos comprados na viagem com papai. Uma semana depois, em uma ligação telefônica, ele me questiona:

- Onde você comprou aquele queijo que você deixou aqui?

- No Airton lá de São João.

- O Airton filho da Isadora?

- Esse mesmo.

- Airton desaprendeu a fazer queijo?

- É,  eu também achei que ele errou na mão de sal dessa vez?

-Errou foi muito. Esse queijo tá horrível. Ruim, muito ruim.

- É...

- Ó... sozinho não dá pra comer, salgado demais. Pra tira-gosto também não presta. Tentei ralar pra fazer pão de queijo num deu também. Ele se esgulepa todo, num rala direito. Com doce de leite estraga o gosto do doce. Botei no angu, talhou o angu. Botei de recheio no pastel, na hora de fritar o pastel pocou todo, quase que me queima. Fiz outro dia aqui um doce de laranja da terra, aquele azedim que você gosta sabe?

- Sei

- Num casou o gosto também. Botei no pão e coloquei na chapa pra derreter, num derreteu, ficou borrachento. Tentei comer com sopa de abóbora, tirou o gosto de abóbora da sopa de abóbora. Esse queijo é tão ruim que nem com goiabada combina. E olha que eu testei com duas goiabadas, aquela de corte a outra derretida, não prestou com nenhuma. Sua mãe quis botar no quindim, não deixei. Outro dia o filho da Genésia veio aqui. Coloquei na mesa pra ver se ele comia. Cê sabe que o fi da Genésia parece frieira, come de tudo...

-Sei...

- Pois é, o fi da Genésia só provou. Você já viu o fi da Genésia só provar alguma coisa?

- Não.

- Pois é. Só provou. Num dá. O danado do queijo é ruim, ruim mesmo. Horrível. Ruim demais da conta. Ruim, ruim, muito ruim.

- Oh, meu pai... Você me desculpa, eu vou reclamar lá com o Airton. Joga esse queijo fora que levo um outro pra você no fim de semana.

- Jogar fora? Cê tá doido? Agora só resta um tiquim, vou acabar de comer ele.





 Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional



11 comentários:

  1. Muito bom! Chorando de rir. Imagina se fosse bom.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Até queijo ruim é bom.

    ResponderExcluir
  3. Mar num é? Tem mineiro ficando malandro igual carioca, daí já sabe, até o queijo é batizado.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional!
    Valeu a pena esperar!
    Bateu saudade de Minas… Eita trem bao!

    ResponderExcluir
  5. Comentários de 5 pessoas diferentes. Agora 6, comigo

    ResponderExcluir
  6. Senti falta da leitura!!
    Alegria do domingo rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Kkkkkkkkkk. Delícia demais cara! Linda e engraçada. Leve pra ele o doce de leite do Bolota!!!

    ResponderExcluir
  8. Essa Minas Gerais sempre vai gerar ótimas estórias. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Mestre Lapa. Mais uma estupenda. Foi bom começar o fds com uma dessa. Depois se puder compre um queijo desses para eu provar. Quero ver se é ruim mermo...

    ResponderExcluir

Meu primo Célio

E tem esse meu primo Célio, que na intimidade a gente chama de Celinho, de alguma forma ele sempre foi vanguarda. No início da d...