segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Ano novo


Eu aprendi muito com um antigo compositor baiano, mas essa foi um cearense que me ensinou: o novo sempre vem.

Pois o ano novo está aí,  nas últimas semanas de gestação, a previsão é que nasça algum dia depois do carnaval. Cuidar de menino não é fácil. Então eis aqui algumas dicas que cataloguei entre os amigos que fiz nas cercanias na Estrada Real e pelos muitos sertões por onde tenho andado. 

Como todos os pais vocês vão achar que ele é muito diferente dos demais. Não é. 2024 vai ser muito parecido com 2023 que foi parecido com 22. Um pé de limão cravo, vai sempre dar limão cravo, todos eles igualmente limões e igualmente cravos. Seu filho vai ser uma criança como todas as outras crianças.

Mas, aqui vai um conselho de quem já partiu e espremeu muito limão cravo: nem um limão cravo é igual ao outro. Cada limão é único desde a flor até a semente. E sendo semente vai gerar um broto único. E do broto vai crescer um limoeiro absolutamente singular em todo o universo. No dia que meu filho nasceu, poderiam escondê-lo entre vinte mil outros recém nascidos, eu o acharia fácil. Nesse sentido, 2024 vai ser incrivelmente imprevisível. E é isso que faz a vida ser o que é. 

Você não controla nem o seu intestino, então não tente controlar o novo. Com o tempo você descobre que a paternidade é sobre não atrapalhar. E muito ajuda quem não atrapalha. A despeito disso, é preciso agir. É preciso decidir. E fiquem tranquilos. Vocês vão errar. Mas nossos pais também erraram. Nossos avós também erraram. Assim como todos os nossos ancestrais. E cá estamos nós.As crianças são muito mais resistentes do que parecem.

Não temam o ano novo. Façam o que tem que ser feito, da melhor maneira que puderem. Isso basta. E se não bastar, peça ajuda. De preferência aos mais velhos.

Os conselhos dos mais velhos vão lhe parecer obsoletos. Ou anacrônicos. Ou sem sentido. Ou  simplórios de mais. Assim parecem porque de fato o são. Então caberá a você segui-los. Eu, por exemplo, nunca os sigo, e quando sigo, o faço  com adaptações. E quase sempre descubro que de fato os velhos estavam certos. E isso torna minha vida terrivelmente mais difícil do que deveria. Não sejam teimosos feito eu.

Haverá adversidades, algumas fáceis, outras difíceis e também as impossíveis. As impossíveis não tem solução, então saibam identificá-las e as aceitem rápido. Quanto mais demorar, mais vai doer. Agora para os demais problemas existem dois tipos de solução, as simples e as complexas. Para os problemas fáceis use a solução mais simples. E para os problemas difíceis use a solução mais simples também.  Não complique.

O novo sempre vem e vocês serão incríveis. Como eu posso saber disso? Bem, na verdade eu não sei. Mas eu gosto tanto de vocês que eu não consigo imaginar de outro jeito. E quando eu escrevo bêbado o texto sempre sai assim, emotivo.

O ano novo é um recém nascido. Esse texto poderia ter um título mais poeticamente comum, como Joaquim , por exemplo. 2024 tem muita sorte de ter vocês como pais.  Então, feliz ano novo!


 Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Um comentário:

  1. Esse Ano Novo vai ser produtivo. Pelo menos o cronista começou inspirado. Muito boa a estória. Traz algumas reflexões. Umas fáceis, outras difíceis, mas agora irei considerá-las todas fáceis.

    ResponderExcluir

Meu primo Célio

E tem esse meu primo Célio, que na intimidade a gente chama de Celinho, de alguma forma ele sempre foi vanguarda. No início da d...